Bem-Aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus

Boletim - Ano 9 - Nº 414 - 08/11/2020

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;” (Mt 5:9)

O que é ser pacificador? Pacificador é aquele que "faz a paz" ou que "negocia a paz". Essa definição muda a perspectiva dessa Bem-Aventurança, pois aqui pacificador não significa aquele que "fica quieto" ou que "não faz nada". Ou seja, não é uma postura passiva e sim ativa, significando que o pacificador de Deus é aquele que faz algo para oferecer a paz em casos de conflito ou para manter a paz e evitar que o conflito venha a ocorrer. Vejamos o que Jesus diz sobre a sua paz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não a dou a vocês como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (Jo 14.27). Ele nos deixa a sua paz, mas diz que a forma que ele nos dá a sua paz é diferente da forma do mundo. Então analisemos como é a paz de Jesus, a paz que ele nos deu. Faz-se necessário que leiamos atentamente o resumo, bastante esclarecedor, registrado por Paulo na epístola de Efésios e Colossenses, que nos mostra o conflito que existia e como Jesus procedeu para resolver esse conflito e nos apresentar a sua paz pela pregação do evangelho. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" (Efésios 2:10-19). "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Cl 1.20). Qual era o conflito existente? Por sermos gentios, estrangeiros ou não judeus, não tínhamos parte às alianças da promessa de Deus e estávamos sem Deus no mundo.

Qual foi a solução dada por Jesus? Isto é, o que Jesus propôs ou fez para resolver esse conflito? Pela sua carne e pelo seu sangue, ou seja, pela sua morte na cruz, Jesus, estabeleceu uma nova aliança que serviu para todos, quebrando assim a inimizade entre Israel e qualquer povo, possibilitando que qualquer pessoa desse mundo, independente da sua origem, possa participar dessa nova aliança e alcançar as promessas de Deus. Qual o resultado final dessa paz que ele fez? Permite que qualquer pessoa tenha possibilidade de reconciliação com Deus, alcançando a Vida eterna pela salvação da sua alma pela fé em Jesus. E, tornando-se participante da família de Deus. Essa é a diferença entre um pacificador passivo e um ativo, pois se a paz de Deus fosse passiva, bastava que Jesus ficasse quieto e não fizesse nada por ninguém. Mas não foi o exemplo que ele deu, pois foi ativo se entregando em sacrifício a Deus pela expiação dos nossos pecados e pelo evangelho essa paz pode ser anunciada e pregada a todas as pessoas que quisermos estender a paz de Jesus, que já fez tudo que era necessário para a reconciliação de qualquer pessoa com Deus. "E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;" (Ef 6.15). Veja que isso é o que Pedro fez: "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);" (At 10:34-36). Essa é a paz que nos foi pregada em algum momento das nossas vidas e aderimos a ela. "Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Cl 3:15-17).

Claro que, além de sermos propagadores da paz de Cristo a todos os homens, também devemos ter nossas próprias atitudes como pacificadores, podemos ser ativos "fazendo a paz", não retribuindo com a mesma moeda o mal que nos fazem, mas perdoando, bendizendo, abençoando e amando.


Otávio Gomes Tolentino

PEDIDOS DE ORAÇÃO

  • Ore pelo nosso país;

  • Ore pela nossa Igreja;

  • Ore pelas famílias;

  • Ore pela irmã Zila;

  • Ore pela sobrinha da Andreia;

  • Ore para que Deus console o coração da Katia, Gabi e demais familiares pelo falecimento do Eber;

  • Ore pelo esposo, filho e todos os familiares da irmã Gabriela Peva;

ANIVERSARIANTES

  • 10/nov Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek

  • 13/nov Gustavo Carvalho Vieira

  • 14/nov Ritta Danielle de Souza Bastos

AVISOS

  1. Quer se tornar membro da Igreja Batista Marapendi? Envie um e-mail para pastores@igrejamarapendi.org.br.

  2. Ore pela campanha do ar condicionado e siga orando pela isenção do IPTU, uma vez que já entregamos todos os documentos à Prefeitura do RJ.

  3. Na proxima sexta-feira teremos o Clássicos da Bíblia com o Pr. Chystiano ferraz. Às 20:00Hs.ssicos

PROJETOS E MISSÕES

No Rio de Janeiro:

  • Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

  • Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

No Brasil:

  • Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

No mundo:

  • Peru (Juliane e Miguel);

  • Málaga, Espanha (Pastor Gelson e família);

  • JOCUM - Ásia (Alessandro).

GRUPOS DE ORAÇÃO

  • 5ª Feira 20h - Adultos – Walter e Libânia – Rio 2;

  • 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);


CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 19h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h


Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.