Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino de Deus

Boletim - Ano 9 - Nº 415 - 15/11/2020

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” (Mt 5:10)

De que justiça se está falando aqui, posto que é um termo amplo e tem várias interpretações dependendo de que lado estamos nos posicionando. Fica mais claro sabermos qual é essa justiça quando lembramos que essa Bem-Aventurança está sendo proposta por Jesus e, logo, só pode estar se referindo à justiça de Deus, ou seja, aquela que é manifestada em várias passagens da palavra de Deus e que, muitas das vezes se confunde com a própria palavra. Vamos apresentar alguns textos para que fique bem claro de que justiça Jesus estava falando: “E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.” (Mc 4:16-17; 10:28-30).

Então se a justiça aqui comentada é a justiça de Deus, resta concluir que quem está sendo perseguido são aqueles que seguem a justiça apresentada na palavra de Deus. Consequentemente, os seguidores de Deus, que praticam sua justiça, serão perseguidos precisamente por esse motivo, mas entrarão no Reino dos céus. Podemos ver também, nas passagens acima, que é certo que os filhos de Deus serão perseguidos. É uma condição inerente, não é eventual, mas exatamente por não serem desse mundo e por amarem a justiça de Deus é que serão perseguidos aqui nesse mundo em que vivem. Porém no fim de tudo, serão recompensados com o gozo do reino dos céus. Então o cristão não tem que ficar triste por essa perseguição, pois é inerente e previamente conhecida. E não há nada a fazer para evitá-la, a não ser que deixe de viver a vida do jeito que Deus e Jesus querem que ele viva.

Nesse caso, além de perder o reino dos céus, perdem a vida eterna também. Leiamos essa confirmação em mais referências sobre essa bem-aventurança. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.” (1 Pe 3:12-18; 4:12-19). Por outro lado, a contrário senso, vejamos o que acontece com os injustos: “Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Co 6:9-11). “


Otávio Gomes Tolentino

PEDIDOS DE ORAÇÃO

  • Ore pelo nosso país;

  • Ore pela nossa Igreja;

  • Ore pelas famílias;

  • Ore pela irmã Zila;

  • Ore pela sobrinha da Andreia;

  • Ore para que Deus console o coração da Katia, Gabi e demais familiares pelo falecimento do Eber;

  • Ore pelo esposo, filho e todos os familiares da irmã Gabriela Peva;

ANIVERSARIANTES

  • 15/nov Edson Portella

AVISOS

  1. Quer se tornar membro da Igreja Batista Marapendi? Envie um e-mail para pastores@igrejamarapendi.org.br.

  2. Queridos irmãos! Louvem ao Senhor nosso Deus pois a isenção do IPTU saiu! Louvado seja o Senhor!

  3. No dia 12/12 será realizado, via plataforma ZOOM, o 2º Congresso da Bíblia. Vários irmãos participaram e gostaram do primeiro. Participe você também! Inscrições com o Seminário Teológico Batista Carioca.

  4. CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - 06/12/2020 - NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DA IGREJA BATISTA MARAPENDI CONVOCO SEUS MEMBROS PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DOMINGO 06/12/2020, COM PARTICIPAÇÃO SIMULTANEAMENTE PELA PLATAFORMA ZOOM E NA SUA SEDE COM A PRESENÇA DE ATÉ 30 PESSOAS PREVIAMENTE INSCRITAS, ÀS 9:30 EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO E 9:45 EM SEGUNDA E ÚLTIMA CONVOCAÇÃO, EM OBSERVÂNCIA AO ARTIGO 11 DO ESTATUTO DA IGREJA. PR. EBERSON CORDEIRO ALBERTO

Links para o Culto Online

PROJETOS E MISSÕES

No Rio de Janeiro:

  • Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

  • Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

No Brasil:

  • Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

No mundo:

  • Peru (Juliane e Miguel);

  • Málaga, Espanha (Pastor Gelson e família);

  • JOCUM - Ásia (Alessandro).

GRUPOS DE ORAÇÃO

  • 5ª Feira 20h - Adultos – Walter e Libânia – Rio 2;

  • 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);


CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 19h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h


Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.