Bem-Aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós

Boletim - Ano 9 - Nº 416 - 22/11/2020

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mt 5:11-12)

“Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.” (Lc 6:22)

“Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. (Lc 6:26)

Essa Bem-Aventurança é auto explicativa, pois Jesus usou todas as palavras de forma clara a não deixar nenhuma dúvida. Mesmo assim manifestamos abaixo os comentários, também esclarecedores, de Paulo e Pedro sobre esse tema. Entendimento de Paulo sobre as injúrias e perseguições. “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (II Co 12.10). O que Pedro diz sobre isso: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder ‘com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” (1 Pe 3:15-18)

Ou seja, não devemos reagir o mal com o mal, mesmo que seja injustamente, pois é exatamente essa a diferença em sermos filhos de Deus. Antes, devemos retribuir o mal com o bem e com nosso bom exemplo em todo tipo de comportamento, pois assim estaremos glorificando a Deus como Jesus fez. E devemos exultar e ficar alegres, pois não estamos sós. Antes, estamos seguidos de uma grande nuvem de testemunhas, como os profetas que foram antes de nós, que padeceram pelos mesmos motivos e assim temos o privilégio de sermos tão dignos quanto eles de terem padecidos por Deus e Jesus Cristo. Assim o apóstolo Paulo escreve: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.” (Co 3:23-25)

As Bem-Aventuranças enunciadas por Jesus têm a finalidade de mostrar didaticamente cada elemento específico que caracteriza o perfil do filho de Deus, nascido do Espírito e renovado no homem interior e exterior, como nova criatura de Deus. Como já mencionamos anteriormente, várias vezes desde o início desse estudo, esses elementos têm seu efeito individualmente e em conjunto, pois é necessário que o nascido de novo em espírito tenha seu comportamento modificado por cada item bem como, com a manutenção de cada um e, consequentemente, com o acúmulo resultante da integração de todos eles, alcance na consolidação final a confiança de ser um integrante do Reino de Deus. Pois estará aperfeiçoado, confirmado, fortalecido e estabelecido pela fé em Deus e em Jesus Cristo.

Otávio Gomes Tolentino

• Ore pelo nosso país;

• Ore pela nossa Igreja;

• Ore pelas famílias;

• Ore pela irmã Zila;

• Ore pela sobrinha da Andreia;

• Ore para que Deus console o coração da Katia, Gabi e demais familiares pelo falecimento do Eber;

• Ore pelo esposo, filho e todos os familiares da irmã Gabriela Peva;

• 22/nov Daniel dos Santos Botelho

• 23/nov Antonio Pais dos Santos Neto

• 28/nov Andreia de Oliveira Prieto

1. Quer se tornar membro da Igreja Batista Marapendi? Deseja se batizar? Envie um e-mail para pastores@igrejamarapendi.org.br.

2. No dia 12/12 será realizado, via plataforma ZOOM, o 2º Congresso da Bíblia. Vários irmãos participaram e gostaram do primeiro. Participe você também! Inscrições com o Seminário Teológico Batista Carioca.

3. CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - 06/12/2020 - NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DA IGREJA BATISTA MARAPENDI CONVOCO SEUS MEMBROS PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DOMINGO 06/12/2020, COM PARTICIPAÇÃO SIMULTANEAMENTE PELA PLATAFORMA ZOOM E NA SUA SEDE COM A PRESENÇA DE ATÉ 30 PESSOAS PREVIAMENTE INSCRITAS, ÀS 9:30 EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO E 9:45 EM SEGUNDA E ÚLTIMA CONVOCAÇÃO, EM OBSERVÂNCIA AO ARTIGO 11 DO ESTATUTO DA IGREJA. PR. EBERSON CORDEIRO ALBERTO

Links para o Culto Online

• Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

• Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

• Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

• Peru (Juliane e Miguel);

• Málaga, Espanha (Pastor Gelson e família);

• JOCUM - Ásia (Alessandro).

• 5ª Feira 20h - Adultos – Walter e Libânia – Rio 2;

• 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);

CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 19h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h