Será que é isso mesmo que você entendeu?

Boletim - Ano 10 - Nº 467 - 14/11/2021

Será que é isso mesmo que você entendeu?
“E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” (Deuteronômio 28:13)

Você, já deve ter ouvido essa frase: “Eu nasci para ser cabeça e não para ser cauda”. Muitos pregadores têm realizados alguns estudos, sermões, comentários em sites e blogs na internet sobre este assunto, e até mesmo em numa conversa informal alguns irmãos tem usado esta frase. A base de sustentação é sempre a mesma, o texto que se encontra em Deuteronômio 28:13. Que este texto é 100% bíblico não há nenhuma dúvida, mas a forma em que ele é interpretado é que não parece correta por ser muito tendenciosa. Nenhum teólogo ou estudante de Teologia, bem como qualquer cristão estudioso da Bíblia, bem intencionado pode ignorar o princípio hermenêutico que auxilia na interpretação de um texto bíblico. Aqui vale, e muito, a regra hermenêutica que diz que “todo texto deve ser interpretado de acordo com o seu contexto”. Portanto ao buscar uma acurada interpretação para um texto das Sagradas Escrituras, não podemos desprezar essas regras para não cairmos na tentação de fabricar uma tese que concorde com a nossa conveniência. A primeira coisa que precisamos fazer ao ler um versículo e lê-lo por inteiro e não apenas parte dele. Infelizmente muita gente faz isto, inclusive pregadores, que se utilizam versículo apenas da primeira parte: "E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo" e param por aqui. Mas seria bom, e honesto, completar o versículo que termina da seguinte maneira: "...se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." Por isso é preciso muito mais do que o cuidado do pregador em completar o versículo, é entender o contexto a que se refere tal porção bíblica. Portanto, um versículo tomado isoladamente do seu contexto pode muito bem virar um pretexto para disseminação de heresias no meio cristão. É preciso considerar todo contexto para que tenhamos uma interpretação transparente e verdadeira do assunto a ser tratado. Para fazermos uma interpretação do texto bíblico precisamos fazer algumas perguntas. Para exemplificar, vamos utilizar o texto de Deuteronômio 28:13. Quem falou? Moisés (Cap. 1:1); Para quem falou? Para todo Israel (Cap. 1:1); Quando falou? No primeiro dia do ano quadragésimo, a caminho da terra prometida. (Cap. 1: 3); Onde falou? No deserto. (Cap. 1:1); e Porque falou? Porque Deus mandou falar, para que o povo pudesse viver e entrar na terra prometida. (Cap. 1:3 e 4:1).

Queridos irmãos e amigos a Hermenêutica nos ensina a fazer estas perguntas antes de considerar uma interpretação do texto bíblico. Então quando nós fazemos estas perguntas, e buscamos as respostas certas, conseguimos compreender melhor o assunto e uma interpretação mais justa da Bíblia Sagrada. Lucas em seu livro de Atos, vai dizer que “O povo de Beréia tinha um espírito mais aberto que o de Tessalônica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras, para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato. O resultado foi que muitos creram, incluindo várias senhoras gregas muito respeitadas, e muitos homens.” (Atos 17:11-12). Que exemplo maravilho daqueles irmãos, não se contentavam apenas em ouvir, mas queriam ler o texto e fazer a sua interpretação para que tivessem a certeza de que estavam entendo corretamente aquilo que estava sendo falado. Hoje, muitos tem se contentado em apenas ouvir, e não se importam se estão entendendo o que exatamente o texto está querendo dizer. Então eu faço a seguinte pergunta para você: “Será que é isso mesmo que você entendeu? A “frase bíblica” que você tem repetido várias vezes, porque ouviu em uma mensagem ou leu em um texto, tem exatamente a interpretação que precisa ser dada?

Que possamos a exemplo dos membros da Igreja de Beréia, também fazermos a leitura do texto e saber exatamente o quer dizer.

Deus te abençoe,
Pr. Eberson Alberto

• Ore pelo nosso país;

• Ore pela nossa Igreja;

• Ore pelas famílias;

• 14/nov Ritta Danielle de Souza Bastos

• 15/nov Maria Helena de Lima

• 17/nov Edson Portella

• 20/nov Camila Rodrigues dos Santos

1. Estamos iniciando a Campanha para preparar salas para o Ministério Infantil. Ore, contribua. Acrescente R$0,10 (dez centavos) à sua oferta.

2. Se desejar ser membro da Igreja Batista Marapendi, envie email para pastores@igrejamarapendi.org.br.

3. Se desejar fazer parte de um grupo pequeno, procure um dos pastores.

4. Na próxima 6a feira, às 20:00hs, teremos o penúltimo Clássicos da Bíblia do Ano de 2021. Pelo canal da Igreja no Youtube você poderá participar do excelente e profundo estudo feito pela Pra. Isabela Callil.

• Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

• Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

• Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

• Peru (Juliane e Miguel);

• Málaga, Espanha (Pastor Gelson e família);

• JOCUM - Ásia (Alessandro).

• 5ª Feira 20h - Adultos – Rio 2;

• 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);

CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 19h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h (somente online)