A igreja é a casa de Deus

Boletim - Ano 11 - Nº 512 - 25/09/2022

A igreja é a casa de Deus

“Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo." (1 Pe 2:5)

É certo que todo mundo é a casa de Deus, mas a Igreja o é num sentido especial, pois Deus edificou a Igreja, criou-a e lhe deu existência. Esta é uma descrição muito cara aos escritores do Novo Testamento, conforme o apóstolo Pedro em sua primeira carta escreve: “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus, e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho?” (1 Pe 4:17). Paulo quando escreve a Timóteo 1 Tm 3:15, vai dizer assim: “Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” E este edifício da Igreja só se manterá em pé, firme e indestrutível, quando cada pedra se mantenha irremovível, quer dizer, quando cada membro está firme, a igreja não ficará abalada. Cada um de nós é uma pedra da Igreja. Se uma pedra for fraca, todo o edifício corre perigo de desmoronamento, a Igreja só pode permanecer firme quando cada pedra viva, estiver fundamentada em Jesus Cristo pela fé. Cada pedra deve ter uma confiança total e de uma obediência plena. O cristão é assemelhado a uma pedra vivente e a Igreja é comparada a um edifício vivente no qual aquele é integrado. Há um famoso relato a respeito de um rei da Esparta. Este se gabava perante um monarca visitante das muralhas que cercavam seu país. O visitante olhou em redor dele, mas não pôde ver muralha alguma. Então perguntou ao rei espartano: Onde estão essas muralhas a respeito das quais tanto falas e tanto te gabas? O rei espartano assinalou então a seu guarda pessoal formado por aguerridos combatentes e disse: "Esses são as muralhas da Esparta, e cada um desses homens é nela um bloco de pedra." O ponto está bem claro. Enquanto o tijolo permanece isolado não tem utilidade. É útil só quando é incorporado a um edifício. Para isso foi feito, e ao ser incorporado ao edifício é quando cumpre a função e a razão de sua existência. E assim sucede com o cristão individual. Para cumprir seu propósito não tem que permanecer solitário, mas sim incorporar-se à estrutura do edifício espiritual da Igreja. A função da Igreja é anunciar as virtudes de Deus. Quer dizer, a função da Igreja é atestar os poderosos atos de Deus. Para expressá-lo em forma muito mais simples e pessoal: a função do cristão é contar a outros o que Deus tem feito por ele. Mediante sua própria vida, mais que mediante suas palavras, o cristão é uma testemunha do que Deus tem feito em Cristo por ele.

Deus te abençoe,
Pr. Eberson Alberto

PEDIDOS DE ORAÇÃO

• Ore pelo nosso país;

• Ore pela nossa Igreja;

• Ore pelas famílias;

ANIVERSARIANTES

• 28/set Isabella Cattane Pinto Cavalieri

• 28/set Lucas R. Dupim

• 01/out Sarla Santos Souza

AVISOS

1. Quer fazer parte da Igreja Batista Marapendi? Envie um e-mail para pastores@igrejamarapendi.org.br ou procure um deles ao final do culto.

2. Encerramos na ultima 3a o primeiro bloco de estudos sobre A Vida de Jesus. Agora, iniciaremos sobre as Parábolas de Jesus. Se você deseja participar, procure o Pr. Sérgio.

3. No próximo domingo teremos a Celebração da Ceia do Senhor no culto da manhã. Esteja conosco.

PROJETOS E MISSÕES

No Rio de Janeiro:

• Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

• Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

No Brasil:

• Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

No mundo:

• Peru (Juliane e Miguel);

• Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);

• JOCUM - Ásia (Alessandro).

GRUPOS DE ORAÇÃO

• 5ª Feira 20h - Adultos – Rio 2;

• 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);

CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 18h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h (somente online)

Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.