Não fuja de Deus!

Boletim - Ano 11 - Nº 513 - 02/10/2022

Não fuja de Deus!

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. (Jonas 1:1,2, 3a.)

Deus convidou o profeta Jonas para realizar uma tarefa muito especial. Alertar o povo de Nínive que a sua “maldade estava subindo até a presença de Deus”. Mas qual foi a atitude de Jonas? Não obedecer a Deus. Deus tem vontade própria. Ha gente que pensa que Deus tem que fazer a sua vontade. E pior, há pessoas que estão querendo mandar em Deus. Jonas disse não a ordem de Deus. O homem pode negá-lo. O homem pode querer ignorá-lo. Ele pode tentar fugir da presença de Deus. Jonas tentou fugir da presença de Deus, fugindo para Társis. Jonas ousou desobedecer a Deus. Deus não trabalha com predestinação. Deus não criou as pessoas para irem para o inferno. Se isso fosse verdade, cai o conceito do amor, do livre arbítrio. Deus não nos impede de desobedecer a sua vontade. Mas Ele não deixa de realizar a sua vontade por causa da nossa desobediência. Então quais são as consequências de quando Deus fala e eu não atendo? A Primeira, “a minha vida se torna uma tormenta”. “O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. (Jonas 1:4). Jonas tinha recebido uma ordem de Deus, para ir à cidade de Nínive, mas ele ignorou, e foi tratar de outros assuntos que não fazia parte daquilo que Deus havia solicitado. Quantas vezes, fazemos como Jonas, entendemos o que Deus quer que façamos, mas simplesmente adiamos. E vamos fazer outra coisa, que não tem nada a ver com aquilo que Deus mandou que fizéssemos. A segunda, "coloco em risco não só a minha vida, mas de outras pessoas que estão a minha volta". “Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus..”... Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.” (Jonas 1:5). Jonas trouxe risco para outras pessoas que nem imaginava que elas estavam correndo o risco de vida por causa de uma pessoa que não estava preocupada com as consequências de desobedecer a Deus. As nossas escolhas, envolve a vida de outras pessoas, e precisamos avaliar se estamos colocando em risco elas. A terceira, “perder tudo o que já havíamos conquistado”. “...e atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio.” (Jonas 1:5b). Quando nós não obedecemos a Deus, corremos o risco de perder tudo o que construímos durante toda a nossa vida, além de comprometermos, também, os bens daqueles que não tem nada a haver com as nossas escolhas. Jonas estava colocando em risco não só os seus bens como também o de outras pessoas. A quarta, “nos tornamos insensíveis e egoísta”. “O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos". (Jonas 1:6). A insensibilidade de Jonas, era tão grande que ele não se dava conta que estava trazendo prejuízos enormes a todas as pessoas daquela embarcação. O coração insensível petrificado, busca fuga através do sono. A quinta, “escandalizamos o evangelho de Jesus”. “Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? " (Jonas 1:8). Jonas se tornou motivo de escândalo, para o Deus a qual servia. E você? Tem se tornado um escândalo, quando as pessoas descobrem que você vem negando ser crente? Quando as pessoas ficam admirados em saber que convive com você a anos e nem sabia que você era um seguidor(a) de Jesus? Será que você tem agido como Pedro agiu, quando perguntaram se ele era seguidor de Jesus? A sexta, “ir até o fundo dos seus problemas”. “Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou.” (Jonas 15). O texto nos diz que Jonas foi para profundeza do mar. Deus deixa você ir a até o fundo dos seus problemas. Mas não pensa que Deus não sabe que você está lá. Será que ele não ama mais você? Ao contrário, Deus repreende a quem ama. Não fuga de Deus, quando ele te chamar para fazer a sua vontade.


Deus te abençoe,
Pr. Eberson Alberto

PEDIDOS DE ORAÇÃO

  • Ore pelo nosso país;

  • Ore pela nossa Igreja;

  • Ore pelas famílias;

ANIVERSARIANTES

  • 02/out Gabriella Peres Gemmal

  • 07/out Therezinha Carnevale Rogerio

  • 08/out Márcia Regina F. dos Santos

AVISOS

  1. Quer fazer parte da Igreja Batista Marapendi? Procure um dos pastores ao final do culto.

  2. Estão abertas as matrículas para a Escola Bíblica. Agora, iniciaremos sobre as Parábolas de Jesus. Se você deseja participar, procure o Pr. Sérgio.

  3. Hoje teremos a Celebração da Ceia do Senhor no culto da manhã. Esteja conosco.

PROJETOS E MISSÕES

No Rio de Janeiro:

  • Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;

  • Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.

No Brasil:

  • Missão Barnabé - Cafélandia, PR (Pr. Ediuson e família);

No mundo:

  • Peru (Juliane e Miguel);

  • Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);

  • JOCUM - Ásia (Alessandro).

GRUPOS DE ORAÇÃO

  • 5ª Feira 20h - Adultos – Rio 2;

  • 6ª Feira 20h - Jovens Casados – Pr. Sérgio e Liliana – Recreio – (15/15 dias);


CULTOS AOS DOMINGOS - 11h e 18h30

CULTOS AS QUARTAS - 20h (somente online)


Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.