História

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. João 1 5:15.

A Igreja Batista Marapendi (IBM) nasceu a partir de uma visão espiritual. Visão esta que contemplava o pujante crescimento de uma importante área da Barra da Tijuca, no entorno do Condomínio Rio2, que permanecia até 2009 sem igreja evangélica, à exceção da Comunidade Batista Renovada na Favela do Autódromo, removida por conta das Olimpíadas. Sendo assim, e de posse do empréstimo do horário que a CBRIO (Comunidade Batista do Rio) tinha às terças à noite, Pr. Sérgio iniciou um encontro de estudos bíblicos no Centro Ecumênico do Rio2.

Ocorre que os horários às terças, conquanto bem aproveitados, não geravam vínculo, pois os frequentadores viam aquele momento somente um grupo de estudos da Bíblia, o que se explica em parte pela herança cultural brasileira. Não se permitiam pensar na semente de uma igreja que estava surgindo.

Somente em Agosto de 2009 que se conseguiu autorização de uso do horário de domingo pela manha, as 11:00hs para realização dos cultos regulares dominicais. Dessa feita, acordou-se para que a partir do primeiro domingo de Outubro fossem iniciados os cultos. No primeiro domingo de Outubro de 2009 os cultos foram iniciados. O primeiro teve 13 presentes: Pr. Sérgio, Pr. Renato e Elda Zambrotti, Marco Salomão (conduzindo o louvor, um privilégio!), Verônica Nogueira, Thatiana, Flávio e Camila, Walter, Libânia e Vitória, Daniel, Michele. O terceiro teve 15 e a chegada da família do Pr. Eberson Alberto. E no 4º culto, que estava encrustado num feriado de Finados, a grande surpresa divina: 23 pessoas presentes.

"Sempre semeamos para o Reino de Deus; e o Reino é diferente dos impérios, tanto em sua natureza quanto em suas expressões."

A partir dali a Igreja recebeu o crescimento de Deus. Todavia, é preciso salientar que boa parte das pessoas que se achegaram estavam amarguradas em seu espírito por conta das inúmeras decepções com líderes evangélicos. Não foram poucas às vezes que ouvimos que a nascente igreja que ali se reunia era a “ultima chance de ser igreja” que as pessoas se davam. O Evangelho ia sendo proclamado. Não tínhamos momento de ofertório; não obstante a isso as entradas não paravam de crescer. Pessoas foram restauradas, relacionamentos sarados, ainda que nem todos permaneçam conosco hoje. Sempre semeamos para o Reino de Deus; e o Reino é diferente dos impérios, tanto em sua natureza quanto em suas expressões.

Muitas experiências com Deus aconteceram nesse período. Uma delas foi a campanha para aquisição do primeiro som que usamos. Até então o louvor e a pregação eram feitos sem qualquer som. Um irmão então ofereceu para vender um som que tinha e que nos atendia ali no Centro Ecumênico do Rio2. Iniciamos uma campanha num domingo. No outro domingo, antes de começar o culto, já tínhamos os recursos. Sinais de Deus para uma nascente igreja. Celebramos curas realizadas pelo poder de Jesus e também recebemos um indescritível Consolo vindo do Alto para aqueles dos quais nos despedimos e que alcançaram a maior das curas, a herança de um corpo incorruptível (I Cor.15). Em todos esses movimentos celebrávamos a bondosa mão de Deus sobre nós. Nesse período do RIO2, mais precisamente no final de 2011, mostrou que as entradas foram suficientes para quitar todas as despesas desde 2008 e com um excedente que ficou para a Igreja que administrava, na ocasião, os recursos.

Assim o trabalho foi perdurando até que no segundo semestre de 2011 ficou patente que, por já ter condições de autonomia, a Igreja precisava ser organizada. Nesse período apareceu a possibilidade de iniciarmos os cultos da noite no Centro de Convenções do O2 Corporate (CCO2). E o cuidado de Deus se revelava mais uma vez com sua nascente igreja. Primeiro porque ao fechar o contrato de locação do CCO2, mal sabíamos que dois meses depois a administração do condomínio RIO2 iria interditar o uso do Centro Ecumênico para reformas, as quais se estenderiam até Março de 2012. Deus dirigiu os passos da Igreja Batista Marapendi, que se moveu pela fé para o desafio de locação de um espaço sem saber ao certo se teria recursos para pagá-lo, e que ao abrir essa porta evitou a dissolução da igreja no período que se avizinhava. Outro milagre é que no primeiro culto realizado no CCO2 em Novembro de 2011, a oferta levantada cobria os custos do aluguel mensal do CCO2. Louvado seja Deus!

"A busca pelo relacionamento profundo, pela valorização da proximidade em detrimento da distância, pelo não personalismo, foi dando os contornos do que viria a ser a Igreja Batista Marapendi."

O cuidado de Deus também se revelou nesta mesma época com a chegada do Pr. Ronald e sua família para apoiar e fazer parte da nascente Igreja. E assim, entre irmãos e novos convertidos o Senhor ia acrescentando amigos à Igreja Batista Marapendi. A busca pelo relacionamento profundo, pela valorização da proximidade em detrimento da distância, pelo não personalismo, foi dando os contornos do que viria a ser a Igreja Batista Marapendi.

Há ainda que mencionar mais alguns cuidados de Deus. O primeiro, na pessoa do Pr. Paulo Sieplin e da Igreja Batista Parque Curicica que se dispuseram em ser nossa igreja mãe. Foi um tempo de grande gentileza, de cuidado, de proximidade daquela igreja que nos acolheu. Ela permitiu que os recursos que Deus mandou desde Dezembro de 2012 através de dízimos e ofertas, pudessem ser depositados numa conta poupança destinada somente para esse fim. Possibilitou também certa movimentação bancária que se fazia necessária àquele tempo para pagamento de algumas despesas. Por fim, ao final do período de legalização (registro da igreja) remeteu todo saldo daquela poupança para a conta da Igreja Batista Marapendi. A maternidade da Igreja Batista Parque Curicica foi a forma que Deus criou para que os recursos enviados por Ele fossem de fato administrados e repassados para a Igreja Batista Marapendi.

O segundo está na recepção da congregação do terreirão. Abandonada no meio do caminho por questões menores, ela chegou como um apelo para nós, enquanto ainda estávamos no processo de organização. Ou seja: nós ainda éramos uma congregação quando assumimos aquela congregação. Para nós foi um momento abençoador e desafiador. Trabalhar, ministrar e estar com os menos favorecidos nunca foi uma opção, mas sim uma obrigação. E foi dessa forma que encaramos o desafio. E Deus tem dado “Graça em lugar de Graça” na vida de nossa congregação.

"Marapendi quer dizer em tupi-guarani, mar limpo, tal qual queríamos propagar o Evangelho"

explicativo logo.ppt

Criação do logo da igreja.

Por fim é preciso destacar um último cuidado especial de Deus ligado ao nome da igreja. Ao procurar uma definição de nome, entre vários que surgiram, optou-se pelo nome MARAPENDI, pela identificação que ele possui com a região da Barra e do Recreio. Há aqui a Lagoa Marapendi, a reserva Marapendi, o Canal Marapendi, o Parque Marapendi, entre outros. Posteriormente veio a surpresa: Marapendi quer dizer em tupi-guarani, mar limpo, tal qual queríamos propagar o Evangelho: sem penduricalhos religiosos, sem fogo estranho no altar, sem nada que polua seu significado ou contamine sua pureza.

Em 17 de Março de 2012 houve o Concílio de organização da Igreja Batista Marapendi. Na ocasião fomos examinados pelo querido Pr. Antonino Mello Santos e agraciados com a mensagem do Pr. Dario Francisco de Oliveira. Foi um tempo de festa e de celebração a Deus, mas a tempo de receber um último cuidado de Deus que ia passando despercebido: o dia da organização caíra justamente no dia do aniversário da irmã Vitória Bazarov, o primeiro batismo que nós realizamos, ainda como uma nascente igreja.

A Igreja Batista Marapendi segue fiel ao seu propósito de apresentar um evangelho puro, buscando marca-lo pela estreita observância da Revelação de Jesus Cristo, contida nos Evangelhos. Segue se distinguindo não só pela pureza do mar (do evangelho), como também pela sua visão para fora aplicando recursos na expansão da obra missionária e no preparo de novos obreiros (atualmente sustentamos missionários na Espanha, Ásia, Paraná, além de manter a Congregação no Terreirão e ajudar 3 seminaristas). Não temos por objetivo fazer caixa, pois para nós os Recursos do Reino são para uso na expansão do Reino. Atualmente, cerca de 20% de nossas receitas estão destinadas para fora.

"Ao olharmos para trás vimos nos nossos passos às marcas de Deus."

A igreja também mantém um projeto não personalista. Ela não é de um pastor. Por isso que nosso sistema pastoral é o de colegiado pleno com rodízio da presidência. Nossa identificação deve ser pelo pertencimento ao Corpo de Cristo, Sua Igreja, em decorrência da nossa ligação com o Cabeça que é Cristo. Aqui quem deve aparecer não é o pastor ou a liderança, mas Jesus.

Ao caminhar para seu sétimo ano, conta com mais de 200 membros em seu rol, com um coração plugado na urgência da proclamação do Evangelho, na certeza de que Gênesis 50:20, texto lembrado e recitado na Organização da Igreja, continua a se cumprir no nosso meio: “Foi intentado o mal contra vocês; Deus porém o transformou em bem para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.”

Ao passo que dedicamos nosso louvor e profunda gratidão a Deus por tudo que nos permitiu viver nesse tempo, convidamos você a se juntar a nós em oração pela vida da Igreja Batista Marapendi e pelo que mais Deus vai fazer no nosso meio. Ao olharmos para trás vimos nos nossos passos às marcas de Deus.