AS CONTRIBUIÇÕES SÃO BÍBLICAS - 3

Ou ainda: "Não contribuo porque nunca sobra"

"Abel, porém, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta" (Gen.4:4)

O texto acima é o preâmbulo que apresenta o primeiro homicídio na humanidade. A Bíblia mostra com clareza o efeito devastador do pecado. Seu impacto gera em pouco tempo não só um homicídio. A coisa foi pior: foi um fratricídio. Caim, mesmo avisado por Deus, mata seu irmão Abel. Sua motivação: inveja da relação que ele tinha com Deus. Relação está baseada em reconhecimento de sua fragilidade, de sua humanidade, revelada no sacrifício de um animal, que implicava no derramamento de sangue, origem do conceito da seriedade, purgamento e substituição da pena pelo pecado, cujo maior exemplo (de substituição) foi o de Jesus que assumiu a cruz em nosso lugar.

Mas a relação de Abel com Deus estava baseada também na confiança. Ele oferece "as primícias", isto é, o seu melhor, a primeira parte, a primeira "fatia do bolo". Aliás, pense num pequeno bolo para 100 pessoas, incluindo Jesus. Nessa figuração, você daria o melhor pedaço a Ele, que ninguém vê? Ou se sobrasse, figuradamente falaria para Ele: "olha aí Jesus, até que sobrou! Fique à vontade." Nosso orçamento em tempo de crise é mais ou menos assim. Um pequeno bolo para 100 convidados (que são as nossas contas!). E lá vamos nós cortando fatias quase transparentes de tão finas para fazer "o bolo render". A contribuição para o Reino de Deus, a contribuição na Igreja? Ora, se sobrar...

Abel tinha uma relação de confiança em Deus. Quando nossa vida está nas mãos dEle, entregamos o que há de melhor, porque sabemos de antemão que Deus sempre tem o melhor para nós. Nós confiamos, porque nEle descansamos. Assim era Abel... uma vida simples, mas apegada ao Senhor.

Perceba: o convite é para você confiar. O convite é para você exercitar o privilégio da contribuição. O convite é para que você saia do lugar comum da sobra, e caminhe para o diferencial de uma vida de fé, de descanso em Deus e de confiança nEle. Não é para fazer com medo. É para entregar as primícias, fazer com alegria e reconhecimento por tudo que Deus tem feito (esta é a figura do rebanho de Abel) para e com você.

Pense. Ore. Pratique. Exorcize o escorpião do seu bolso.

Pr. Sérgio Dusilek