COMEÇAR DE NOVO

"e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas" (Hebreus 12:16-17)

Semana passada, nos três dias que estivemos em Búzios, vi na praia da tartaruga (a qual não deu o ar da graça), um rapaz vendendo artesanato. Uma de suas obras era um pequeno pilão, para efeito decorativo (imagino eu). A figura do pilão aponta para a necessidade de esmiuçamento, de algo que reduz um elemento compacto à pó.

Não é assim que Deus usa as circunstâncias da vida muitas das vezes para nos tratar? Estas adversidades batem com força sobre nós. Nos sentimos esmagados, impotentes, fragilizados... Mas era pra sentir algo diferente? Será que nessas horas que Deus quer tratar conosco é para ficarmos fortes, não quebradiços? Penso que não.

Normalmente esses momentos estão ligados ao arrependimento. É uma besteira sem tamanho essas celebridades dizerem que não se arrependem de nada do que fizeram na vida. Ora, que vida é essa que nunca encontrou motivos para se arrepender? Que coração é esse que não reconhece o erro? É lógico que todos erramos; é igualmente lógico que todos devêssemos nos arrepender. Por exemplo: eu me arrependo de ter desistido, depois de 2 anos de inglês, do curso de inglês que fazia... Isso me faz muita falta hoje... Feio então meu querido não é se arrepender é não se arrepender!

Mas por que o arrependimento é bom? Porque ele nos dá a chance de começar de novo. E aqui entra Jesus, Sua Graça, seu modelamento que só acontece com quem é QUEBRANTÁVEL. Um quebrantamento diferente do de Esaú, o qual além de possuir uma natureza diferente da de um filho de Deus, chorou porque queria reaver a benção perdida.

Ou seja: não foi um choro de arrependimento genuíno, mas sim pela simples e grande perda que tivera. Esaú foi alguém que desprezava a importância da dimensão espiritual da vida. Era imediatista e hedonista. Ora, quem procura viver desse modo passa a ter uma vida sendo escrita a partir de continuidades e descontinuidades, jamais com recomeços. Por mais que se esforce e chore, não encontra lugar de arrependimento porque no fundo não reconhece que errou. Suas escolhas giram em torno do acerto (do que dá resultado) e não em torno do que é certo.

Não foi Deus que não acolheu o choro de Esaú. Foi o irmão de Jacó quem o inviabilizou quando não chorou pelo seu erro, vertendo lagrimas somente pela sua perda. Deus acolhe todo aquele que se arrepende. Deus recolhe toda a lágrima vertida. E o melhor: para os arrependidos, Deus estende Sua poderosa Mão para ajudar você a começar de novo.


Pr. Sergio Dusilek