ESTRATÉGIAS SÁBIAS PARA ENVOLVER SUA FAMÍLIA NA IGREJA

Existem pais que usam estratégias sábias quando tentam aproximar seus filhos para uma amizade com o Senhor. As estratégias sábias são:

1. Coerência da vida diária dos pais, com o ensino sobre amizade com Deus.

Não adianta querer falar sobre Deus aos filhos, se os pais vivem se tratando mal, com agressividade e violências, mentiras etc. Essas incoerências são notadas e cobradas até por crianças.

2. Alegria dos pais em ir à igreja, tanto para aprender sobre Deus, quanto para trabalhar para Ele.

Pais motivados, também motivam aos filhos; pais alegres, também alegram os outros; pais envolvidos, são exemplos de envolvimento aos filhos.

3. Pais que fazem de sua casa, uma extensão da própria igreja.

Por exemplo, usando no dia a dia, valores bíblicos como: promover a paz, verdade, honestidade, sinceridade, amor, misericórdia, alegria, incentivo para o bem, mansidão, paciência, etc. Isso pode acontecer em todos os momentos e não apenas nos cultos domésticos.

4. Pais que fazem da igreja, uma extensão de sua própria casa.

Filhos que participam de uma classe, que comunique as verdades bíblicas, com uma linguagem que lhes é apropriada, optam por ficar mais tempo lá. Observam desde cedo a alegria de seus pais, ao irem à igreja ou fazerem atividades para Deus (“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”- Salmo 122:1), até que passam a fazer também seu, este anseio.

5. Pais que facilitam o trabalho dos líderes de seus filhos, na igreja.

Existe uma idade em que os filhos precisam ser levados pelos pais, às atividades de seu ministério, como passeios, competições, congressos, corais, teatros, etc. Muitos pais, por preguiça ou negligencia, não levam seus filhos. Tempos depois, são estes mesmos pais que choram o afastamento que de seus filhos tiveram de Deus. Aí perguntam: “onde foi que eu errei?”.

6. Pais que contribuem positivamente, para que seus filhos se envolvam com a turma da igreja.

Pais sábios, ficam de olho nos amigos dos seus filhos. Promover alguns encontros em sua casa, às vezes já são suficientes, para reconhecer aqueles amigos que têm boas ou más intenções. Vale a pena incentivar momentos dos seus filhos com boas amizades, principalmente quando está envolvida uma turma que ama e busca a Deus.

Os pais devem ser os discipuladores de seus filhos. Em Dt 6:5-7, Deus diz aos pais que o amor que eles têm pelo Senhor, deve ser ensinado aos seus filhos (“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos…”).

Tudo servirá de base para solidificar sua fé. A maneira como a família se relaciona com Deus é que vai dar subsídios concretos, para que eles creiam “nas coisas que se esperam” e tenham a “convicção de fatos que não se veem” (Hb 11:1). A fé vem por ouvir a palavra de Deus.

Não há maior recompensa, do que ver um filho alcançando a maturidade cristã, como resultado do interesse, amor, incentivo e exemplo de discipuladores, sejam eles: pais, líderes ou amigos. Esta influência positiva, contribuirá em muito para que futuramente, sejam adultos verdadeiramente comprometidos com Deus e envolvidos no trabalho do Seu Reino e no fortalecimento da Igreja de Cristo.

Extraído do texto "Como envolver sua família na Igreja?" de Sergio Leoto.