QUANDO O CAMINHO DE JESUS NÃO É O NOSSO CAMINHO

"Jesus, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho." (Lc.4:30)

O texto acima aponta para uma das muitas vezes que Jesus encarou uma multidão; uma das tantas vezes que Ele passou pelo meio dela. Só que a particularidade deste momento se reside no fato de que esta multidão era de Nazaré (cidade onde Jesus cresceu-Lc.4:16,22) e que tinha visto alguns milagres, mas sobretudo sua reivindicação como Messias (Lc.4:18-21). E justamente dos mais próximos (por serem de Nazaré) veio a primeira tentativa de matar Jesus. Ele se salva passando "pelo meio deles", num verdadeiro "corredor polonês".

Repito o que disse na semana passada: proximidade com as coisas de Deus não é proximidade com Deus. No texto isso fica evidenciado por quase matarem Jesus jogando-o do penhasco. Com um detalhe: eles acabaram de sair de um espaço religioso, da sinagoga... tinham acabado de meditar na Palavra... sim, meus queridos, os espaços religiosos podem produzir e ser alvo de gigantesca violência, contra o semelhante e contra o próprio Deus.

Interessante é que enquanto as multidões posteriores vão buscar tocar em Jesus para serem curadas (caso da mulher hemorrágica), a de Nazaré transforma o toque em Deus num ato opressor. Gente que não discerne Jesus Cristo, acaba batendo em Deus, ao invés de tocá-lo com e pela fé.

Contudo a parte mais chocante do texto é entender que o caminho de Jesus não era o caminho das pessoas de Nazaré. Não pode haver coisa pior na vida do que saber que Deus não está no nosso caminho, que discernir o Senhor na nossa trajetória se tornou difícil... Essa é uma das poucas vezes, senão a única vez, que Jesus deixa as pessoas seguirem seu curso... isso contrasta com o Caminho de Emaús (Lc.24), que mesmo não sendo o caminho de Jesus, Ele se fez presente no "descaminho" de Cleopas e de seu companheiro. De fato, é muito triste ler que Jesus "seguiu o seu caminho".

Termino dizendo: quando você perceber Jesus perto de você, bem perto mesmo, toque nEle; quando estiver tomando decisões, procure reconhecê-lo em todos os seus caminhos. Contudo, a melhor parte pertence a quem Segue Jesus pelo Seu caminho.

Com carinho, no Caminho,

Pr. Sérgio Dusilek