SER PAI E SER FILHO

Filhos crescem. Independente de nós e crescem sem pedir licença, faz parte da vida.

No princípio subiam a serra conosco entre embrulhos, biscoitos, refrigerantes e engarrafamentos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela! Depois chega o tempo em que viajar com os pais passa a ser um esforço, um sofrimento, pois é impossível deixar a “turma”. Os pais ficam cada vez mais isolados, com a certeza que cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.

Um dia sentam-se perto de você e dizem frases com tanta convicção e "maturidade" que você sente que não pode mais usar simples argumentos para convencê-lo que ele pode estar errado.

Agora aqui estamos, com cabelos esbranquiçados, diante de filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes, dos ventos, das notícias, e da ditadura das horas...

Fato é que crescem observando e aprendendo com nossos acertos e erros, principalmente com os erros, que esperamos que não repitam.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que cresçam. Enquanto há tempo é bom seguir a orientação de Provérbios 22:6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Chega o momento em que só nos resta ficar de longe orando muito para que eles acertem nas escolhas e que conquistem seus objetivos de modo mais completo possível. Chega o momento de confiarmos que Aquele que começou a boa obra irá termina-la.

Não sei em qual fase da vida paterna você está, mas independentemente de qualquer coisa, desejo um feliz dia dos pais para você com as marcas de alguém que já viveu 30 “dias dos pais” como pai e 53 como filho.

Deixo uma frase que me marcou nesse tempo. “Ser Pai é: sorrir, chorar, sofrer, gargalhar. Ser filho é agradecer todos os dias a oportunidade de ter um Pai."

Pr. Ronald Souza