Justiça e Graça
Boletim - Ano 13 - Nº 602 - 16/06/2024
Boletim - Ano 13 - Nº 602 - 16/06/2024
Justiça e Graça
“E eu vi algo mais debaixo do sol: no lugar do julgamento, a maldade estava lá, no lugar da justiça, a maldade estava lá.” (Eclesiastes 3:16)
A justiça é um sonho que temos. É um sonho que raramente se realiza. O mundo é basicamente injusto:
E eu vi algo mais debaixo do sol: no lugar do julgamento, a maldade estava lá, no lugar da justiça, a maldade estava lá. (Eclesiastes 3:16).
Ansiamos por justiça, mas é ilusório esperar que a justiça seja frequentemente feita. A melhor maneira de lidar com isso é aceitar que não há justiça, ou apenas muito raramente, mesmo que isso nos doa, como diz o profeta,
Ai daqueles que fazem leis injustas, daqueles que emitem decretos opressivos, para privar os pobres de seus direitos e reter a justiça dos oprimidos do meu povo. (Isaías 10:1-2).
Alguns podem clamar a Deus e exigir justiça, dizendo: “Mesmo que eu não tenha encontrado justiça na terra, estou contando com a justiça divina.” Já ouvi isso muitas vezes. No entanto, isso é apenas mais uma ilusão ou, melhor dizendo, um mal-entendido sobre a natureza da justiça divina. A visão de Deus sobre a justiça é diferente da nossa:
“Pois os meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55:8-9).
Na verdade, como poderia um Deus que é amor (Agape) ser justo? Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1 João 4:8) Como poderia Deus aplicar os critérios cegos que a justiça exige?
Deus é amor, e Deus é misericordioso, e a misericórdia implica que a justiça foi posta de lado:
Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. (Lucas 6:36)
Devemos ser gratos e louvar o Senhor por isso! Se Deus nos tratasse com justiça, todos estaríamos condenados. No entanto, ele é gracioso para conosco, e as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã:
Por causa do grande amor do Senhor, não somos consumidos, pois as suas misericórdias nunca falham. Elas se renovam cada manhã (Lamentações 3:22-23).
O nosso Deus é um Deus compassivo. A graça é o conceito mais importante nas Escrituras! É uma pena que a maioria das pessoas nunca consiga entendê-la, embora seja o conceito-chave do Evangelho da nossa salvação:
Pois é pela graça que vocês são salvos (Efésios 2:8).
A graça é o favor não merecido de Deus. A graça é uma faceta do Amor Agape. Na verdade, é a faceta mais importante. Em outras palavras, é um tipo de amor ou uma manifestação do amor divino. A graça ignora o mérito ou a falta dele! Ela supera pecados e transgressões! A graça mostra favor quando não deveria. Isso é o que é tão incrível na Graça... A Graça é contra intuitiva e antinatural; A Graça é um traço do divino; A Graça é sagrada! No entanto, ela implica injustiça, pelo menos como normalmente a entendemos.
O nosso bom Deus não promove o tipo de justiça que normalmente entendemos, ou seja, a justiça retributiva, do tipo “olho por olho, dente por dente”. Em Cristo, Deus nos mostrou como é injusta essa forma de justiça retributiva. É por isso que Jesus, no Sermão da Montanha, explica que não basta para atender aos padrões de santidade de Deus:
“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que tenha também a capa. (Mateus 5:38-40).
Deus pede amor, pede graça, pois é somente com amor e graça que podemos ter justiça.
A Justiça é diferente da justiça, ou uma compreensão diferente e mais sofisticada da justiça, mais próxima da justiça divina, porque a justiça implica beleza, paciência e ajuda. É a base de um tipo diferente de justiça chamada “justiça restaurativa”. A justiça restaurativa é baseada no desejo de ajudar, de fazer as pazes, de restaurar e trazer a pessoa de volta a uma situação em que encontre cuidado e apoio. Justiça restaurativa significa pagar o mal com o bem.
Deus é justo! No entanto, a justiça de Deus é diferente do tipo de justiça que a maioria das pessoas espera e exige de Deus. A justiça de Deus é firmemente estabelecida na misericórdia e no cuidado de Deus. Como um bom pastor, Deus deseja restaurar cada um à saúde e à felicidade. As antigas ideias sobre Deus, as antigas noções associadas à punição e à vingança vindas de Deus, são mal-entendidos. As fontes desses mal-entendidos são inúmeras, erros de tradução bíblica, de interpretação bíblica e preconceitos causados por lentes ideológicas ou simplesmente o pensamento fantasioso que brota de nossas noções imaturas de santidade e divindade.
Deus é amor (Agape); isto é, o próprio ser de Deus é graça, misericórdia, paciência, cuidado e sacrifício:
E não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros, pois com tais sacrifícios Deus está satisfeito. (Hebreus 13:16).
É por isso que podemos ver, com base na evidência da revelação de Deus em Cristo , que a justiça divina não é retributiva, mas sim restaurativa, ou seja, uma justiça que, através da misericórdia e da graça, promove equidade e recuperação, saúde e felicidade, amor e santidade.
Deus te abençoe,
Rev. Ricardo Quadros Gouvêa
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
16/jun Aline Feitosa Ximenes Gonçalves
17/jun Ronald de Oliveira Souza
19/jun Catarine Silva de Viveiros
21/jun Juliana Fidelis da Silva
22/jun Lisya Carolina Ricci Vieira Ramos
Quer ser membro da IB Marapendi? Procure um dos pastores.
NOSSOS CULTOS DE QUARTA E DE DOMINGO À NOITE ESTÃO SENDO TRANSMITIDOS PELO YOUTUBE.
Líderes e pastores da Igreja: teremos nossa próxima reunião no domingo 07/07 pela manhã (09.15hs). Agendem por favor.
Anote aí:
No domingo 30/06 teremos o Café da Comunhão a partir das 09.30hs. Às 10.10hs especialmente para você que chegou ou está chegando para a igreja a partir do segundo semestre de 2023, temos um encontro para falar sobre a Igreja Batista Marapendi, sua história e ethos. É o Church day.
Facebook: https://web.facebook.com/igrejamarapendi/live/ as 11:00 e 18:30
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=U4Le7TQW2yQ as 11:00
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.