Tudo escuro, sem estrelas
Boletim - Ano 13 - Nº 659 - 20/07/2025
Boletim - Ano 13 - Nº 659 - 20/07/2025
Tudo escuro, sem estrelas
“Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:12-13 NTLH)
Você já sentiu como se o mundo estivesse te devorando e não houvesse saída? E que de alguma forma você chegou ao fundo do poço? Você já sentiu que sua vida se tornou absurda e que você não pode fazer nada para torná-la razoável novamente? Isso é o que chamamos de "desespero". Temos a tendência de evitar enfrentá-lo. Queremos encontrar uma distração, um passatempo que me leve a um humor mais leve. No entanto, não importa o que você faça para evitar olhar para o abismo, o abismo está olhando para você. A sensação de solidão total, escuridão e desesperança sempre retorna para assombrá-lo.
No fundo, você sabe que tem que lidar com isso, mas a maioria das pessoas nunca o faz. Alguns procuram ajuda médica, o que é bom. Medicamentos e terapia podem ajudá-lo a seguir em frente. Mas você sabe que esses são paliativos e que seu desespero sombrio espreita dentro de você. De fato, ele está dentro de você; está em sua alma e não irá embora até que você o resolva, até que você o enfrente e lide com ele.
Todos nós precisamos de cura espiritual, e Cristo é um curador. O primeiro passo é deixar você saber o que é necessário. Ao reconhecer a doença, a pessoa começa a se curar; ao reconhecer o vazio, a pessoa encontra a realização; na rendição, a pessoa pode encontrar o caminho para a liberdade.
O grande místico Rumi (1207-1273) disse: “Desapareça, e Ele fará você brilhar como o sol. Torne-se nada, e Ele o transformará em tudo.” O salmista conhecia esse sentimento de desespero no fundo do poço. Suas palavras refletem a mesma angústia do coração. Esta oração, De Profundis, ressoou em muitos corações ao longo dos séculos:
Das profundezas, eu clamo a você, Senhor; ouça minha voz. Que seus ouvidos estejam atentos ao meu clamor por misericórdia. Se você mantivesse um registro de pecados, Senhor, quem poderia permanecer? Mas com você, há perdão para que possamos, com reverência, servi-lo. Eu espero pelo Senhor; todo o meu ser espera, e em sua palavra, coloco minha esperança. Espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam pela manhã (Salmo 130:1-6).
O salmista está convencido de que Deus é misericordioso e perdoador. Portanto, ele não tem medo de pedir ajuda. No meio da noite, no meio de seus medos, ele se encontra em um momento de reverência, isto é, de sacralidade, e espera em silêncio pelo amanhecer da iluminação de Deus.
Você pode pensar por um momento que sua escuridão pessoal tem algo a ver com as incertezas do futuro e as incertezas do que está por vir. Mas isso é apenas um gatilho. Você pode pensar também que tem a ver com o passado e memórias traumáticas. No entanto, não é o que está atrás de você, nem o que está à sua frente, mas o que está dentro de você. Há uma sensação de decepção, uma sensação de abandono, um sentimento profundo de que sua existência se tornou uma farsa sem sentido, uma sequência sem sentido de eventos que não têm as qualidades de propósito, consequência e propriedade.
É então, e somente então, que você se encontrará verdadeiramente sozinho consigo mesmo, pronto para enfrentar a questão máxima que tem a ver com sua existência pessoal, seu fundamento e seu significado. É quando você está pronto para encontrar a sarça ardente no deserto que está no centro do seu coração. É o momento para um momento sagrado de reconexão com a fonte da vida que chamamos de Deus. Nesta noite da alma, quando está tudo escuro, sem estrelas, você pode se reconectar com seu verdadeiro eu, esquecido nos escombros das atividades diárias. A noite da alma é uma bênção disfarçada. Portanto, vá com calma consigo mesmo. O grande pensador cristão G. K. Chesterton (1874-1936) disse: "A razão pela qual os anjos podem voar é que eles se levam tão levemente." Leve-se levemente!
Tudo é impermanente em nossa experiência do mundo. As coisas mudam constantemente, e a única constante é a mudança. O caleidoscópio da vida nos distrai na maior parte do tempo, mas então enfrentamos o abismo do nada mais uma vez, e a tontura retorna. Onde você pode encontrar um terreno firme para se levantar, orgulhoso e esperançoso? Não neste mundo. Não na sua vida.
Devemos estar prontos para mudar também. “Quando o caminho chegar ao fim, então mude; tendo mudado, você passará por ele”, diz o I Ching, o Livro das Mutações. Ouça o chamado da sua consciência; seu ser interior está clamando a você por um longo tempo, e agora pode ser a hora de ouvir. Deus é amor (1 João 4:8). Você é um filho de Deus, uma pérola de grande valor (Mateus 13:45-46), que está escondida, no entanto, dentro da ostra da sua existência. A pérola surge dentro da ostra após muito sofrimento. É no deserto que encontramos a sarça ardente (Êxodo 3:1-5), um encontro que pode lhe dar propósito e significado.
O apóstolo Paulo nos ensina a ir além das circunstâncias e encontrar força em Deus. Eu sei o que é estar em necessidade e o que é ter abundância. Aprendi o segredo de estar contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado ou com fome, seja vivendo em abundância ou em necessidade. Posso fazer todas as coisas naquele que me dá força. (Filipenses 4:12-13) A esperança é uma grande virtude! Ela precisa ser cultivada pacientemente. Podemos sempre pedir ao Senhor fé, esperança e amor, pois ele concederá esses dons sagrados àqueles que os buscam. Como o apóstolo Tiago nos alerta, humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:10)
O crescimento espiritual exige esforço. Você precisa se exercitar! O grande mestre zen Hakuin Ekaku (1686-1769) disse: "Se você deseja grande tranquilidade, prepare-se para suar contas brancas!" O grande poeta cristão T. S. Eliot (1888-1965) nos diz que se você deseja atingir a condição abençoada de simplicidade completa, tome cuidado, pois isso não lhe custará menos do que tudo. Em outras palavras, rendição total. Deus é bom! Fique feliz! Amém.
Deus te abençoe,
Pr. Marcos Inhauser
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
21/jul Carolina de Oliveira Benevenuto Machado
22/jul Danielle F. Farias do Val
23/jul Iraciete Bastos Loureiro
24/jul Liduína Maria B. M. Serra (Duda)
Na qualidade de Presidente da Igreja Batista Marapendi e seguindo o disposto no artigo 10 de seu estatuto, convoco todos os seus membros para a AGO - Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no domingo dia 27/07 logo após o culto da manhã, às 12:25hs em 1ª convocação.
Pr. Sergio Ricardo Gonçalves Dusilek - Presidente
Se você deseja ser membro da Igreja Marapendi, procure um dos pastores no final do culto ou ainda envie um email para pastores@igrejamarapendi.org.br. Teremos batismos no domingo 17/08. Se você desejar ser batizado, procure um dos pastores.
Retiro da Igreja - Dias 12-14/09/2025 - Pousada em Teresópolis. Procure a Paula ou a Luiza.
Em Agosto, o pastor Sergio iniciará uma série de mensagens sobre as Igrejas do Apocalipse nos cultos da noite. Ore desde já.
No domingo 27/07, logo após o culto da manhã, teremos nossa AGO. Agende esta data.
Fé & Sociedade dia 21/07 com o tema Mulheres na Ciência. Agende. Divulgue.
Nos dois últimos domingos de Julho nossa Escola Dominical estará em recesso, retornando às suas atividades normais no primeiro domingo de Agosto.
LIBRAS - Nos domingos 20/07, 27/07 e 03/08 não teremos a interpretação do culto em Linguagem Brasileira de Sinais.
Facebook: https://web.facebook.com/igrejamarapendi/live/ as 11:00 e 18:30
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.