ECLESIOPNEUSTOS
Boletim - Ano 13 - Nº 663 - 17/08/2025
Boletim - Ano 13 - Nº 663 - 17/08/2025
ECLESIOPNEUSTOS
“Havia um homem chamado José, da cidade de Arimateia, na região da Judeia. Ele era bom e correto e esperava a vinda do Reino de Deus. Fazia parte do Conselho Superior, mas não tinha concordado com o que o Conselho havia resolvido e feito. José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus.” (Lucas 23:50-52 NTLH)
Não me tenha por saudosista, muito menos por retrógrado. Conquanto não seja “modernoso” a ponto de usar tatuagem ou calça rasgada, não considero minha linha de pensamento como retrógrada. Ao contrário, busco dialogar com as linhas de debate do nosso tempo, com aquilo que compõe a agenda atual do mundo, diferentemente de muitos dos meus colegas que oscilam entre a “pavonice” ministerial e a postura de avestruz, enterrando a mente no solo da ignorância, a cada descoberta.
Isto posto, me sinto mais do que autorizado para falar sobre uma necessidade crescente da Igreja chamada cristã: precisamos de crentes, de membros, eclesiopneustos (eclesia = igreja; pneustos = respiração – gente que respira igreja), de gente que respira a igreja, que valoriza o Corpo de Cristo. Gente que, à semelhança de José de Arimateia (Lc.23:50-52), está disposto a correr riscos por amor a Jesus, revelado, especialmente, no cuidado com Seu corpo.
Sei que as razões para um não envolvimento são as mais variadas, partindo de traumas e decepções passando pela visão da igreja pela ótica do consumidor religioso, alcançando a ausência de maiores exemplos em termos de participação, de envolvimento com a comunidade de fé. Sim, muitos de nós ou não tivemos o privilégio de sermos educados no cuidado e amor à Igreja de Jesus, ou fomos deseducados pelos maus exemplos e referências que se apresentaram diante de nós.
Por esta razão é que a maior necessidade hoje é de gente eclesiopneustos. A ideia do termo vem da paulina palavra a Timóteo ao se referir sobre a inspiração das Escrituras. Para Paulo elas são fruto, resultado da respiração divina (theopneustos – theo = Deus; pneustos = respiração), apontando para a subjetivação e profundidade da ação divina nesse processo de fazimento, de composição, de edição daquilo que hoje conhecemos como Bíblia Sagrada.
Crente eclesiopneustos é aquele/aquela que prioriza a vivência em comunidade. Não estamos falando de uma redução da vida à prática religiosa, tampouco atribuindo ao ativismo religioso algum papel preponderante. Estamos, isso sim, afirmando que a igreja precisa de gente que a valorize a tal ponto que esteja disposto(a) a servi-la, e não somente ser servido; que não troque seus cultos, suas celebrações, por quaisquer outras atividades ou agendas; que tenha compromisso e visão do seu sustento, a ponto de não destinar sua participação mensal no sustento da Casa de Oração e na expansão do Reino de Deus, para outras finalidades, por mais santas e justas que sejam.
Dentre as muitas crises que as igrejas evangélicas no Brasil vivem, uma das mais graves é a da crescente falta de pertença. É só perguntar a qualquer pastor e ele dirá a quantidade de congregados, de pessoas que frequentam a igreja local, sem que se tornem oficialmente membros. Chega a ser um contrassenso que, em nome da individual e subjetiva experiência de fé, muitos queiram e vejam o culto público e comunitário como um momento de individuação do sagrado, e não de sua coletivização.
Não por outro motivo que as igrejas, embora cheias, seguem patinando sem sair do lugar, sem inserção social, sem relevância, devido à falta de recursos (especialmente humanos) para ir além.
Mais do que nunca a Igreja de Jesus precisa de crentes eclesiopneustos. Gente que vibra e ama a Igreja de Jesus. Crente que não confunde autonomia com falta de zelo. Pessoas que tenham compromisso com a Igreja de Jesus, a ponto de não se perderem na agenda, seja pessoal, seja missional. Cristãos que amem estar juntos como família de Deus, ou mesmo que não percam a Mesa do Senhor, a Celebração da Ceia e da Comunhão, por outras e menores razões.
Sim, queridas e queridos, Jesus e Sua Igreja precisam de pessoas eclesiopneustos. Que tal assumir, ou quem sabe renovar, seu compromisso com a Igreja de Jesus ainda hoje?
Deus te abençoe,
Pr. Sergio Dusilek
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
17/ago Ândrea Cardoso de Souza
18/ago Patricia Jaqueline Argus Grandis Machado
23/ago Creyse Florêncio Marques
Se você deseja ser membro da Igreja Marapendi, procure um dos pastores no final do culto ou ainda envie um email para pastores@igrejamarapendi.org.br. Teremos batismos neste domingo 17/08.
Retiro da Igreja - Dias 12-14/09/2025 - Pousada em Teresópolis. Procure a Paula ou a Luiza. No domingo dia 14/09 haverá culto normal na igreja.
Pastor Sergio iniciou uma série de mensagens sobre as Igrejas do Apocalipse nos cultos de quarta à noite. Ore desde já.
No domingo dia 31/08, logo após o culto da manhã, os líderes da igreja estaremos em reunião.
Amanhã, segunda-feira dia 18/08, teremos nosso próximo Fé & Sociedade abordando o tema Apocalipse nos Trópicos.
Em breve iniciaremos um curso que visa conhecermos mais a Deus. Se você desejar participar, procure o pastor Sérgio para maiores informações.
Hoje é celebrado o Dia da Juventude Batista. Eis a razão de tê-los na condução das atividades da igreja neste domingo, o que sinaliza para nosso privilégio como igreja e para a nossa alegria de tê-los entre nós!
Facebook: https://web.facebook.com/igrejamarapendi/live/ as 11:00 e 18:30
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.