A Divina Bondade
Boletim - Ano 13 - Nº 672 - 19/10/2025
Boletim - Ano 13 - Nº 672 - 19/10/2025
A Divina Bondade
“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,” (Gálatas 5:22 NTLH)
O sexto gomo da tangerina do Espírito Santo é a bondade. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade..." (Gálatas 5:22). A palavra grega para "bondade" é agathosyne, a mesma palavra usada pelo filósofo Platão em sua discussão sobre o summum bonum, o bem supremo, que é o "ser em si" e Deus.
Platão definiu Deus, o Bem Supremo, como sendo "bondade, verdade e beleza". De fato, a bondade é um tipo especial de verdade e um tipo especial de beleza: é a verdade e a beleza no comportamento humano. De fato, o traço mais belo no caráter de uma pessoa é a amabilidade e a bondade. É o cerne da chamada Regra de Ouro que Jesus compartilhou conosco: "Em tudo, façam aos outros o que vocês querem que os outros façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas" (Mateus 7:12).
Deus é bom! Como diz o salmista, um relacionamento com Deus se baseia nesta consciência: “Certamente a tua bondade e o teu amor me seguirão todos os dias da minha vida” (Salmo 23:6). A fé na bondade de Deus é o avanço da reflexão cristã. Uma vez que abraçamos plenamente as implicações dessa suposição, somos transformados por uma nova confiança, uma nova esperança e um amor a Deus que não tem limites, enchendo o coração de alegria.
Se a bondade é um segmento do fruto do Espírito, isso significa que quando você vê a bondade, isso é um sinal da santa presença de Deus. Se uma pessoa é boa, ela está no Espírito. Se alguém demonstra bondade perfeita, vive em plenitude. Acreditamos que Jesus viveu na plenitude do Espírito, pois a Bíblia nos diz isso: “Porque foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude…” (Colossenses 1:19).
Talvez nenhum de nós consiga viver em plenitude e perfeita bondade o tempo todo, mas talvez possamos alcançar esse estado abençoado de santidade e comunhão com o divino ocasionalmente e brevemente. Para o cristão, significa estar plenamente “em Cristo”, isto é, em comunhão mística com a Palavra Eterna de Deus. Como Paulo diz: “Se alguém está em Cristo, nova criação já chegou” (2 Coríntios 5:17). Quando fazemos isso, é um antegozo do céu para nós e para aqueles ao nosso redor.
Mas qual é o significado prático de “bondade” neste contexto da descrição de Paulo do fruto do Espírito Santo? Como a bondade pode ser um sinal de que Deus está espiritualmente presente dentro de alguém? Paulo provavelmente não se referia a nenhum tipo de bondade, como ser bom em alguma coisa, ser um bom cozinheiro, ser um bom jogador de golfe ou ser bom com palavras ou números. Qualquer um pode ser qualquer uma dessas coisas e ainda assim ser bastante maligno, cruel e maligno. O que Paulo quer dizer com "ser bom" é "ser alimento para os outros". É por isso que Paulo nos ensina: "Enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gálatas 6:10). Nesse contexto, bondade implica que, pela presença de Cristo em mim, sou capaz de me tornar bom para os outros ao meu redor.
Quando alguém está na plenitude do Espírito, torna-se inclinado a atos de solidariedade e serviço ao próximo, à misericórdia e assistência, e todos reconhecem a presença divina por meio dos atos de bondade que realiza. Um amigo meu me contou sobre uma mulher cética que repetidamente dizia não ver Deus em sua igreja. Então, sua igreja mudou de ideia, e a congregação começou a oferecer ministérios de misericórdia e solidariedade aos desfavorecidos. A senhora cética disse-lhe então: "Agora posso ver Deus presente aqui". E ela estava certa. Era uma manifestação do Espírito divino, movendo aquela congregação de cristãos para o bem.
Que o Senhor nos conceda graciosamente momentos de plena comunhão e de perfeita bondade, para que nos sintamos abençoados pela glória de Deus presente em nós, em nossas relações e na vida cotidiana, e sejamos uma bênção para todos ao nosso redor e uma testemunha da bondade de Deus neste mundo!
Deus te abençoe,
Rev. Ricardo Gouvea
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
20/out Louise F Marques
20/out Maria Luiza Martins da Nóbrega Santa Ana
23/out Rita de Cássia Ramos e Paula
25/out Leandro Portella
25/out Neide Ana Pereira Ramos
Se você deseja ser membro da Igreja Marapendi, procure um dos pastores no final do culto ou ainda envie um email para pastores@igrejamarapendi.org.br.
Participe da série de mensagens sobre as Igrejas do Apocalipse nos cultos de quarta à noite. Ao vivo pelo YouTube.
No último domingo de outubro (26/10) faremos um grande almoço aqui na igreja. Separe a data e veja no que você pode ajudar.
Você que se tornou membro da igreja de Julho/2023 a Setembro/2025 se programe para ficar mais 30 minutos após o almoço de 26/10. Vamos ter uma conversa sobre a Igreja Marapendi.
Na segunda-feira dia 27/10 teremos nosso próximo Fé & Sociedade. Aproveitando a semana da Reforma Protestante falaremos sobre Thomas Müntzer.
Atenção turma querida! No sábado dia 01/11 vai ter o segundo Acampadentro dos adolescentes da igreja.
No domingo 02/11 teremos o III Café da Saudade. Iniciaremos às 09.30hs. Convide pessoas. O culto seguirá seu horário normal: 11.00hs.
Pr. Sergio segue hoje para SP para participar do Congresso Internacional de Teologia da FATIPI, devendo retornar na quarta-feira. Ore por sua viagem.
Facebook: https://web.facebook.com/igrejamarapendi/live/ as 11:00 e 18:30
YouTube: https://youtu.be/aH93i59Kglw as 11:00
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.