O sofrimento faz parte da vida, mas a felicidade é a gente quem faz
Boletim - Ano 13 - Nº 688 - 08/02/2026
Boletim - Ano 13 - Nº 688 - 08/02/2026
O sofrimento faz parte da vida, mas a felicidade é a gente quem faz
“Logo vou seguir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem muito bem, de coração e de alma, que as promessas do Senhor, o seu Deus, foram todas cumpridas. Todas as coisas boas que ele prometeu já são uma realidade, e nada falta.” (Josué 23:14 NBV-P)
Ficamos todos chocados com a tragédia no Texas. O mundo é de fato um vale de lágrimas, com guerras, incêndios e inundações. Quando contemplamos todo o sofrimento humano, como podemos ser felizes? Como ainda podemos ter fé?
O problema do mal e do sofrimento humano tem sido um tópico de discussão entre filósofos e teólogos há milhares de anos, e nenhuma solução válida e racional foi encontrada. As religiões têm abordado o assunto sem fornecer uma resposta satisfatória.
Muitos se tornam incrédulos por causa disso, e outros optam pela fé cega, dizendo que Deus é soberano e sabe o que está fazendo. Diferentemente da fé razoável e sincera, que eu aprovo, tanto a descrença quanto a fé cega são venenosas para a alma, desagradáveis e opções ruins.
Deveríamos todos abandonar a fé infantil em um Superpai Celestial da nossa imaginação, que pode resolver magicamente todos os nossos problemas e que pune severamente com raios, incêndios e inundações.
O Deus em quem os cristãos maduros creem é aquele revelado em Cristo — um Deus que sofre por nós e conosco, respeita nosso livre-arbítrio e nos permite aprender com nossos erros... ou não. A Bíblia nos diz que cada uma de nossas lágrimas é preciosa para Deus. As lágrimas de Deus correspondem a cada uma das nossas.
A fé que aprovo é a fé do cristão que, em vez de culpar a Deus, o maior bode expiatório de todos os tempos, culpa a si mesmo e entende que os pecados da humanidade causam a maioria dos sofrimentos. O pecado é feio! Causa mortes quando deixamos de tomar precauções e não investimos na prevenção. É a humanidade é quase sempre irresponsavelmente gananciosa, violenta, vingativa, vil e incapaz de viver de forma altruísta e empática.
O pecado nem sempre tem a ver com sexo e não deve ser equiparado ao legalismo moralista (beber, fumar, dançar, etc.), como aconteceu tantas vezes no passado entre os cristãos. O pecado é a falta de amor sacrificial, ágape, de diligência e de santidade. Como podemos ser felizes então? Ofereço três dicas úteis abaixo. Na Bíblia, a alegria é uma faceta do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23). Isso significa que a alegria é uma evidência da presença de Deus. Portanto, primeiro aprenda que só podemos ser felizes se entendermos que a felicidade não vem das circunstâncias. Ela não está nas coisas, mas dentro de nós. A felicidade é uma condição espiritual. A felicidade acontece quando paramos de reclamar dos nossos problemas e começamos a ser gratos pelos problemas que não temos.
Em segundo lugar, aprenda que a felicidade é a consequência de estar imerso no oceano do amor divino, sentindo-se amado e amando em troca. Pessoas infelizes são aquelas que só querem receber; a felicidade sempre busca dar! Como pão e peixe nas mãos de Jesus, a felicidade se multiplica quando é compartilhada com os outros.
Em terceiro lugar, aprenda que a felicidade é alcançada por meio de ações e escolhas. Feliz é quem se faz feliz, e faz os outros felizes também. O segredo da felicidade nem sempre é fazer o que você gosta; mas sim gostar do que você está fazendo. A felicidade não é um estado passivo de ser. A felicidade de cada um é resultado do seu comportamento e do seu engajamento com a vida. É preciso buscar ativamente a felicidade por meio das suas ações. A felicidade é como a sua sombra: corra atrás dela e você nunca a alcançará, mas ela o seguirá se você mantiver o rosto voltado para o sol. Talvez eu devesse dizer: "Mantenha o rosto voltado para o Filho". Continue olhando para Jesus e seja abençoado!
Amém.
Deus te abençoe,
Rev. Ricardo Gouvea
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
08/fev Renato Cerqueira Zambrotti
09/fev Cristiane Ximenis Marcolino Pinto
12/fev Michael Rangel Felipe
Se você deseja ser membro da Igreja Marapendi, ou se deseja ser batizado/batizada procure um dos pastores no final do culto ou ainda nos contate pelo zap: (21) 2208-8609 ou pelo email: pastores@igrejamarapendi.org.br.
Teremos batismos em 15/03, dia da Celebração do Aniversário da Igreja.
Participe da série de mensagens sobre as Igrejas do Apocalipse nos cultos de quarta à noite. Ao vivo pelo YouTube.
Algumas datas importantes para você já agendar:
a) No domingo de carnaval, 15/02, nós não teremos culto presencial;
b) No domingo 08/03 teremos um culto especial celebrativo ao Jubileu de Prata Ministerial do querido Pr. Ronald;
c) No domingo seguinte, 15/03, será a vez de celebrarmos o aniversário da nossa igreja, chamada por Igreja Batista Marapendi.
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.