Ame a Deus com todas as suas forças
Boletim - Ano 13 - Nº 689 - 15/02/2026
No domingo de carnaval, 15/02, nós não teremos culto presencial
Boletim - Ano 13 - Nº 689 - 15/02/2026
Ame a Deus com todas as suas forças
“Jesus respondeu: — É este: 'Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.'” (Marcos 12:29-30 NTLH)
À medida que nos acalmamos de todas as celebrações de Natal e enfrentamos a realidade do fim do ano, convido você a considerar o significado do que Jesus disse ser o primeiro e mais importante mandamento, isto é, também. "Isto é o que Marcos, o Evangelista, nos conta: "Um dos mestres da lei veio e os ouviu debatendo. Percebendo que Jesus havia dado uma boa resposta, perguntou-lhe: 'De todos os mandamentos, qual é o mais importante?' 'O mais importante', respondeu Jesus, é este: Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é o único. Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não há mandamento maior do que estes." (Marcos 12:29-31) Aqui, Jesus citou o Antigo Testamento, mais especificamente, versículos da Torá, os livros da Lei de Moisés, Deuteronômio 6:4-5: Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um. Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças. E então Levítico 19:18: Não busque vingança nem guarde rancor contra ninguém entre o seu povo, mas ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Sim, é o mandamento mais importante. E, mais do que isso, resume toda a lei! Em suma, obedecer a este mandamento é tudo o que precisamos fazer para agradar a Deus e ser grandemente abençoados por Deus de maneiras inimagináveis. Mas o que realmente significa "amar a Deus com todo o meu ser?" Não significa ter um sentimento. O amor, na Bíblia, não é meramente um sentimento, mas um estilo de vida. Podemos facilmente adivinhar pela passagem que tem algo a ver com amar o próximo e nunca buscar vingança. Sim, significa ter um bom coração, sempre pronto para perdoar e sempre movido em direção à bondade e à gentileza.
Amar a Deus sempre significa amar as coisas que Deus ama — as pessoas que Deus ama e toda a Criação de Deus! Significa amar os valores do Reino de Deus, como paz, justiça, bondade, retidão, compaixão e misericórdia. Devemos amar esses valores com força suficiente para buscá-los e abraçá-los. Fazer isso "com meu coração e todas as minhas forças" significa não deixar nenhuma outra paixão ofuscar esse compromisso com o Reino de Deus e seus valores!
Por exemplo, não devemos deixar o dinheiro guiar nossos pensamentos e atitudes com mais paixão do que essas belas virtudes e estilos de vida piedosos.
Nenhuma quantia de dinheiro pode comprar o favor e as bênçãos de Deus, e nenhuma quantia vale a amizade com Deus!
Jesus nos alertou no Sermão da Montanha que "Ninguém pode servir a dois senhores. Ou você odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro." (Mateus 6:24) Jesus nos adverte com estas palavras muito claras: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração." (Mateus 6:19-21) Então, esta é a pergunta que você deve se fazer: onde está o seu coração?
Dinheiro não é o problema. Pelo contrário, geralmente é parte da solução. No entanto, o dinheiro pode se tornar um problema quando o amamos mais do que qualquer outra coisa e o colocamos antes dos valores do Reino de Deus. Quando fazemos isso, o dinheiro se torna uma força corruptora que pode destruir relacionamentos e derrubar instituições, até mesmo igrejas.
Paulo nos alerta com palavras fortes que "o amor ao dinheiro é raiz de todos os tipos de males. Algumas pessoas, ávidas por dinheiro, se desviaram da fé e se atormentaram com muitas dores." (1 Timóteo 6:10).
Vamos nos comprometer a não permitir que o amor ao dinheiro nos distraia do nosso amor pelos valores do reino de Deus, que é a presença do amor divino em nossos corações, nos levando ao perdão, à compaixão e à vida graciosa.
Amém.
Deus te abençoe,
Rev. Ricardo Gouvea
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
19/fev Izail Cardoso da Fonseca
20/fev Vivian Lima Curvacho Capella
21/fev Aressa de Sá Corcini Miranda
No domingo de carnaval, 15/02, nós não teremos culto presencial;
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.