CAIM CONSTRUIU A PRIMEIRA CIDADE
Boletim - Ano 14 - Nº 708 - 28/06/2026
Boletim - Ano 14 - Nº 708 - 28/06/2026
CAIM CONSTRUIU A PRIMEIRA CIDADE
“Então Caim saiu da presença do Senhor e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.” (Gênesis 4:16 NTLH)
Todos conhecem que Caim assassinou seu irmão, Abel. O episódio é mais uma camada de afastamento da humanidade de Deus após a Queda. Ao ter sua culpa revelada, Deus impôs a Caim o castigo de tornar-se errante, sem terra, sem pátria. Caim, contudo, não se sujeita à sua sentença e fixa-se em uma terra, constrói uma cidade, a primeira delas. Ergue muros que o protegeriam contra a maldição de sua culpa.
A cidade de Caim (Enoque) é o anti-Éden. Enquanto o jardim era dom divino, lugar plantado por Deus para abrigar o ser humano em harmonia com todas as criaturas, a cidade é obra do próprio homem, erguida como sinal de desarmonia com as criaturas e os irmãos (assassinados). A cidade é a tentativa de criar abrigo sem Deus. A cidade é a resposta da humanidade caída a Deus: “Não precisamos mais de Ti.” E assim, cada pedra esculpida, cada arma ou ferramenta feita de metal, é uma declaração de independência contra o Criador.
Não se trata, portanto, apenas de um crime que inaugura a história humana. Caim se torna o modelo civilizatório. A cidade erguida por Caim como rebelião funda-se na autonomia com relação a Deus. Nossa economia, política e ciência é a continuação de Caim. É fruto do medo contra a dependência, a vulnerabilidade, contra a graça, contra o reconhecimento de que não somos senhores de nós mesmos, muito menos do mundo.
Toda cidade (cultura) construída com medo, com violência e com orgulho carrega em si a sombra de Caim. E toda vez que buscamos segurança fora de Deus, edificamos mais uma muralha contra Deus e o irmão.
Sair dessas muralhas implica reencontrar-se com o sangue de Abel que ainda mancha a terra em que foi derramado. No lugar de fugir de Abel, como Caim, é preciso reconciliar-se com ele. O sangue de Abel é prefiguração do sangue do Justo, que, na cruz, desce ao mais profundo do exílio humano para restaurar a comunhão.
Deus te abençoe,
Dr. Pablo Fernando Dumer
Ore pelo nosso país;
Ore pela nossa Igreja;
Ore pelas famílias;
28/jun Vilma Lúcia Gabriel Guimarães
29/jun Ana Paula Vergara
01/jul Arnaud Roberto Felipe Ramos
01/jul Eudes da Rocha Beserra
01/jul Míria Ribeiro Neto da Silva
04/jul Amanda Romano Moura Varidel
Se você deseja ser membro da Igreja Marapendi, ou se deseja ser batizado/batizada procure um dos pastores no final do culto ou ainda nos contate pelo zap: (21) 2208-8609 ou pelo email: pastores@igrejamarapendi.org.br.
Agora em Julho teremos nossa celebração julina!
Nos domingos 05/07 e 12/07 a Escola Dominical estará em recesso.
Por esta razão, no domingo 05/07, às 10:00hs, teremos um encontro com as pessoas que chegaram (ou estão chegando para a igreja) de Fevereiro/2025 até agora. É um encontro para apresentar a igreja e para conversarmos sobre ela.
Pr. Sergio foi convidado para participar de uma série de reuniões na manhã desta segunda 29/06 no CEBRI. Ore por ele.
Nesta terça, 30/06, a partir das 16:30hs, Pr. Sergio estará envolvido com a Casa Dirce-UERJ, local onde coordena um mini-curso junto a outros colegas pastores e acadêmicos.
No Rio de Janeiro:
Projeto Gênesis - Recreio dos Bandeirantes - RJ;
Missionária Marilena Nascimento - capelania prisional - RJ/RJ.
No mundo:
Barcelona, Espanha (Pastor Gelson e família);
JOCUM - Ásia (Alessandro).
Para entrar em contato com os pastores, clique aqui.