O DIAGNÓSTICO QUE CRISTO FEZ DA IGREJA DE LAODICÉIA

1. Jesus identificou falta de fervor espiritual na igreja – v. 15
  2. Jesus identificou que um crente morno é pior do que um incrédulo frio – v. 15
  3. Jesus identificou que a autoconfiança da igreja era absolutamente falsa – v. 17
  4. Jesus revelou que um crente morno em vez de ser o seu prazer, lhe provoca náuseas e vomito – v. 16. Você só vomita, o que ingeriu. Só joga fora o que está dentro. A igreja de Laodicéia era de Cristo, mas em vez de dar alegria a Cristo estava provocando náuseas.

O APELO QUE CRISTO FAZ À IGREJA

1. Cristo se apresenta à igreja como um mercador espiritual – v. 18

A preciosa mercadoria que Cristo oferece – O ouro que Cristo tem é o Reino do céu. A roupa que Cristo oferece são as vestes da justiça e da santidade. O colírio que Cristo tem abre os olhos para o discernimento.

2. Cristo chama a igreja a uma mudança de vida – v. 19

Desgosto e amor andam juntos. Cristo não desiste da igreja. Apesar da sua condição, ele a ama. Antes de revelar o seu juízo (vomitar da sua boca) ele demonstra a sua misericórdia (repreendo e disciplino aqueles que amo).

3. Cristo convida a igreja para a ceia, uma profunda comunhão com ele – v. 20

Mas a história não termina aqui. Com o capítulo 4 de Apocalipse passamos da Igreja sobre a terra à igreja no céu. Diante do trono estão querubins, os anjos e a igreja glorificada. O livro da história está nas mãos do Cordeiro e nenhuma calamidade pode sobrevir à humanidade enquanto Cristo não quebrar os selos. Além disso, os ventos do juízo não recebem permissão para soprar sobre aqueles que foram selados pelo Espírito Santo. A segurança da igreja está garantida.

Assim, depois de combatermos aqui o bom combate e completarmos a nossa carreira, emergiremos da grande tribulação e não mais sofreremos. Iremos nos juntar à Igreja triunfante, na grande multidão que ninguém poderá contar. Ali nossas lágrimas serão enxugadas, depositaremos nossas coroas diante do trono e adoraremos Àquele que é digno, para sempre.

Possa o Senhor nos ajudar a ouvir o que o Espírito diz às igrejas!

Pr. Ronald Souza