PAlAVRA DE DEUS, UMA FONTE PARA NOSSA ALMA

Os textos bíblicos servem como guia para as nossas vidas. Se olharmos com profundidade o passo a passo dos personagens, veremos que num certo sentido, fazemos as mesmas trilhas daqueles que caminharam com Deus.

Como nas angústias e nas escolhas de Rute e Noemi ou na reação de Moisés, quando chamados por Deus, mostramos a nossa cara. As diferenças e as dores de Marta e Maria são nossas diferenças, nossas dores, nosso luto; nas contradições do apóstolo Pedro, a nossa instabilidade; e a dificuldade de perdoar do credor incompassivo, revela a nossa dureza.

As narrativas bíblicas nos levam a muitos lugares. Em todos, podemos ter a certeza de que a Bíblia tem muito a dizer sobre a vida humana e suas estações. Em todos, o próprio Deus revela o amor que sacia, nutre, acalma e acompanha. Em todos, Ele se oferece para resgatar a nossa identidade, construída à sua semelhança, e derrama graça sobre a nossa caminhada pessoal e comunitária.

Nunca devemos fechar as fontes que alimentam nossa alma e a Bíblia é uma delas. Talvez você não tenha o hábito de aplicar os textos em sua vida, mas saiba que por séculos esse Livro tem sido um grande veículo de ajuda a homens e mulheres que se dispuseram a buscar uma vida com significado.

Lembro das palavras do teólogo Moody: “Ou a Bíblia te afasta do pecado ou o pecado te afasta da Bíblia”. Que o Espírito Santo nos ajude a interpretar e viver o que a Bíblia tem a nos ensinar.

Pr. Ronald Souza